Artigos e Dicas

O QUE É LOMBALGIA?

Má postura, inflamação,  ou mesmo hérnia de disco. As causas variam, mas trazem como consequência a famosa lombalgia, ou dor nas costas, que prejudica seu dia-a-dia e sua qualidade de vida.

O que é lombalgia?

É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como "lumbago", "dor nas costas", "dor nos rins" ou "dor nos quartos". Não é uma doença. É um tipo de dor que pode ter diferentes causas, algumas complexas, porém, na maioria das vezes o problema não é sério. Algumas vezes a dor se irradia para as pernas com ou sem dormência.

O que causa a lombalgia?

Frequentemente o problema é postural, isto é, causado por uma má posição para sentar, para se deitar, para se abaixar ou para carregar algum objeto pesado. Outras vezes pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose (processo degenerativo de uma articulação) e até emocional.

Como é a lombalgia?

De duas maneiras: aguda e crônica. A forma aguda é o "mau jeito". A dor é forte e aparece subitamente depois de um esforço físico. Ocorre na população mais jovem. A forma crônica geralmente acontece entre os mais velhos; a dor não é tão intensa, porém é quase permanente.

Hérnia de disco precisa ser operada?

Não, nem sempre. Esta é uma das causas mais sérias de lombalgia. Quase todos os casos regridem com repouso no leito e tratamentos fisioterapêuticos, principalmente a correção postural e, sem necessidade de cirurgia. Assim, a hérnia diminui e deixa de comprimir estruturas importantes, como os nervos. O tratamento cirúrgico está indicado apenas em menos de  10% dos casos em que a crise não passa após a 6 semanas,   ou quando existem alterações neurológicas graves como  a perda do controle esfincteriano (perda de controle para urinar e defecar).

Lombalgia na criança e no adolescente é sério?

Sim. Enquanto no adulto a maioria das lombalgias tem causas e tratamentos simples, a dor lombar no adolescente não é tão comum e as causas que devem ser investigadas cuidadosamente pelo médico ortopedista. A correção postural pode ajudar na prevenção.

Por Carla Torres, Fisioterapeuta, CREFITO-3/ 12362-F